Alexandre Romariz Sequeira, 1961. Belém-Pa.







Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará-UFPa em 1984, é professor do Instituto de Ciências da Arte da mesma universidade, Especialista em Semiótica e Artes Visuais e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFGM. Artista plástico e fotógrafo, desenvolve trabalhos que utilizam a fotografia como vetor de interação e troca de impressões com indivíduos ou grupos.







sábado, 10 de julho de 2010

Nazaré do Mocajuba

A pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2004 e 2005 numa pequena vila de pescadores de mesmo nome localizada no município de Curuçá, no nordeste do estado do Pará-Brasil. A partir de uma atividade como retratista do lugar, desenvolvida por Alexandre, as imagens dos moradores da vila passaram a ser reproduzidas sobre objetos pessoais como cortinas, toalhas de mesa, lençóis ou redes. O resultado são 10 peças com a imagem fotográfica do dono impressa serigraficamente sobre  sua superfície, além de 10 fotos que registram essas peças na residência de cada fotografado. 

      

12 comentários:

  1. Olá Alexandre sou nazareno nato e sempre navego no seu blog para rever fotos dos meus parentes feitas por você, e lamentar que desses, dois não estão mas entre nóis seu CARMELINO, e dona FRANCISCA falecidos recetemente um abraço do amigo XAVIER RODRIGUE. email fxrodrigues62@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Devo revelar que foi uma grande surpresa descobrir o seu trabalho, fiquei muito feliz e emocionado.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. muito bonito teu trabalho. vi o vídeo pelo youtube por acaso, procurando outras coisas sobre fotografia. que bom que te descobri!

    abraços!
    to seguindo seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, vi sua palestra no TEDxAmazonia, pelo youtube. Fiquei muito feliz de ver o trabalho que você desenvolveu, e agora pelo blog os que desenvolve em comunidades.
    Parabéns, muito inspirador!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Estudante de Artes Visuais e seu trabalho veio contribuir para meu crescimento.
    Que bom ter pessoas assim!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Assisti sua palestra no TED Amazônia e me emocionei. Bom saber que existem pessoas com essa sensibilidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!! Excelente proposta e magnífico projeto.
    Franz

    ResponderExcluir
  8. Incrível seu trabalho Alexandre, é realmente inspirador, sensível e verdadeiro. É sempre bom passar por aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sou estudante de fotografia e em 11 de dezembro de 2012 tive a agradavel surpresa de ver seu trabalho no aeroporto de Miami. Parabens! Alem do talento a sensibilidade com as pessoas. Adriana Pavesi - Sao Paulo/SP

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou estudante do ensino fundamental e tive o prazer de ter um trabalho no qual teria que escrever um comentário em seu blog, sobre alguma obra sua. Bom escolhi Nazaré do Mocajuba - eu vi o TEDXAmazônia pela internet e na sala de aula - gostei bastante da sua intenção de fotografar cada pessoa e coloca-las em objetos que representava seu jeito e gosto, mas o que eu mas gostei foi simplesmente de apresentar o novo para pessoas que nem tinham ideia da importância de uma fotografia, e é isso que lhe torna diferente de outros artistas - prestar atenção nos detalhes no cotidiano de pessoas humildes, os objetos é exemplo disso - você fez um bom trabalho e continuarei conhecendo outras obras suas.

    ResponderExcluir